O retorno do vintage relembra os tempos antigos da moda e usa a nostalgia para proporcionar conforto e identificação
Acsa Freire
A moda vintage tornou-se tendência nos últimos anos, consequência do crescimento do número de brechós e do consumidor mais consciente do impacto que as roupas causam ao meio ambiente, procurando por peças de maior qualidade e valor mais acessível.
O que antes era retratado como “roupa de avô”, coletes, tricôs, jeans estruturados a até mesmo couro, hoje remete ao aconchego da moda antiga, fazendo uso da nostalgia e se afirmando como aspecto de conforto em tempos de pandemia. E o principal: os jovens estão disseminando essa nova moda.
Com o consumidor mais preocupado com suas ações e com as consequências de um consumo desenfreado, o movimento de compra e venda de roupas vintage, o thrift shopping, tem sido o principal aliado para que as pessoas possam retratar seu estilo pessoal através de tendências antigas, que estão de volta graças aos ciclos da moda.
Vestido com cintura marcada, golas com laços, sapatos Mary Jane, presilhas no cabelo, o marrom como o novo preto, todas essas tendências “novas” foram trazidas das décadas passadas e, algumas até mesmo de séculos passados, apenas adaptadas para nossa realidade.
Algumas pessoas misturam peças “vintage” com roupas mais contemporâneas, fazendo uso do melhor dos dois mundos para transmitir com exatidão seu estilo pessoal, outras, preferem usar roupas antigas da cabeça aos pés, mesmo com um visual característico ou caricato, pois assim percebem na moda uma forma de se comunicar.
Na pandemia muitas coisas tiveram de ser repensadas, e a ruptura foi o termo chave para descrever a nova realidade. Foi preciso cortar laços com o emprego, com alguns parentes ou amigos e até mesmo com a moda. Repensar e adaptar a vida à nova realidade, apesar de doloroso, foi um bom motivo para novas descobertas, reafirmando o que é realmente importante na vida. Usar peças herdadas da mãe ou da avó, por exemplo, tornou-se uma forma de homenagear a família um meio de ficar perto de quem se ama.
Hoje, finalmente estamos percebendo a importância das pessoas, acima dos bens materiais, o verdadeiro significado de custo e valor, e percebemos que um bom legado e as tradições devem ser preservados, nos mantendo fiéis a nossa história e origem. E as roupas são uma boa maneira de expressar quem somos e o que valorizamos.
Comments