top of page

Você precisa de roupas novas?

essenzmagazine

Desconstrua sua necessidade de compra, pois muito provavelmente você já tem aquilo que quer!



mulher escolhendo entre duas blusas
Foto por Liza Summer


Acsa Freire


Na teoria, adquirir algo novo é resultado de um sentimento de necessidade. O consumidor percebe ou sente falta de algo e então analisa opções que possam resolver seu problema. Por exemplo: alguém vai passar o natal em algum país onde neva, logo percebe a necessidade de comprar roupas para o inverno. Então decide analisar as opções como, por exemplo, pedir alguma peça emprestada para uma amiga ou então comprar roupas novas. Logo após a análise das alternativas, o consumidor decide comprar roupas de inverno, mas em qual loja? Quais os benefícios de cada marca? O valor e o preço condizem com as expectativas e as necessidades? Essas análises geralmente ocorrem num curtíssimo espaço de tempo e muitas vezes são inconscientes, mas acontecem.
É importante fazer esse exercício antes de comprar algo que se diz “necessário”, pois muitas vezes trata-se apenas de consumismo ou vontade de ter. Desconstruir a necessidade e chegar à raiz do problema, pode te ajudar a economizar tempo, dinheiro e, além disso, evitar comprar algo que depois não vai usar tanto.


Vamos ver na prática:


Digamos que você quer adquirir Um blazer Saint Laurent preto, com corte reto, três botões dourados nas mangas e a etiqueta da grife.
O que nada mais é do que: Um blazer de corte reto, preto, com botões dourados na manga.
Que nada mais é do que: Um blazer de corte reto, preto e com botões na manga.
Ou seja: Um blazer de corte reto, preto.
Traduzindo: Um blazer preto.
Você precisa de um blazer preto? Ou uma jaqueta, casaco, suéter ou camiseta também servem? Tem que ser preto? Ou azul marinho, marrom, ou até mesmo cinza dá para suprir a necessidade?
Não! Tem que ser um blazer preto. Então vai ser um blazer preto. Pronto.
Às vezes necessitamos de coisas simples, mas criamos expectativas sobre aquilo. Nos vemos usando determinada peça em momentos especiais, em viagem “tal” que provavelmente nunca iremos fazer, compramos roupas para quando perdermos peso, mas nunca entramos em uma dieta ou vamos à academia.
Então se lembre: Você é quem deve pensar se vale ou não a pena “investir” nessa peça. Se caso ainda a queira e chegou à conclusão de que sim, o investimento é válido: Compre! Afinal, você merece. Mas não se sabote hein!


Caso queira saber se você realmente deve comprar essa roupa/calçado/acessório, existem algumas perguntas que você pode responder e que irão te ajudar.


Comments


© 2023 by Christine Johnson. Proudly created with Wix.com

bottom of page