A busca por um visual mais simples e confortável sem perder a elegância.
![mulher loira com trnaças no cabelo, sentada, usando vestido listrado e casaco preto.](https://static.wixstatic.com/media/14cf9e_26067c5dc7f84b6abb810878bea67c86~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/14cf9e_26067c5dc7f84b6abb810878bea67c86~mv2.jpg)
Discrição, chique sem tentar, elegante em sua essência. Praticidade e conforto, sem perder a feminilidade. Essas são as palavras chave para descrever o low profile, estilo que conversa diretamente com o normcore, a estética das roupas “normais”.
Em sua tradução livre o termo low profile refere-se a algo modesto, discreto e que não chama a atenção. E esses foram os aspectos buscados por grande parte das pessoas durante a pandemia, momento que nos levou a aderir looks mais confortáveis, casuais e que nem sempre prezam pela “estética”, mas sim, pelo sentimento de segurança e comodidade em casa.
E parece que a moda pegou, pois mesmo com o fim da pandemia batendo à porta e muitos trabalhos terem retornado as atividades presenciais, as mulheres gostaram de se sentir menos “pressionadas” a estarem sempre muito arrumadas, de salto e roupas elegantes, e decidiram levar o low profile para as ruas também, mas claro, com um toque mais sofisticado tendo em mente a adequação ao ambiente de trabalho.
Características do Low Profile
Tendo em mente que o low profile é discreto e feminino (diferente de desleixado) e diverge do estilo minimalista (que tende a optar por tons neutros e modelagens mais retas e unisex),
é fácil identificar que as características do low profile são: feminino (prezando por saia e vestidos fluídos), poucas estampas ou nenhuma (dê preferência por estampas mais pequenas, discretas e monocromáticas), cores neutras ou pastéis, sapatos de salto baixo, acessórios delicados e tecidos mais naturais que vão durar bastante. A silhueta não é tão reta, ela se adequa melhor ao corpo, sem exagerar.
Mas como aderir ao estilo?
Uma camiseta branca, porém com tecido mais encorpado, uma saia de linho, um blazer de algodão, mules ou sapatilhas de bico fino, são as apostas para quem quiser se sentir “normal” no ambiente de trabalho sem deixar a elegância e a credibilidade profissional. O toque de estilo fica por conta das modelagens mais retas e tecidos encorpados, além de adicionar um accent color (cor destaque) nos acessórios, como por exemplo, um lenço ou uma bolsa.
Celebridades para se inspirar
Não tem como falar em estilo discreto sem pensar em Angelina Jolie e Meghan Markle, elas saber equilibrar a qualidade, conforto, feminilidade e sofisticação na hora de compor os looks. Confira algumas ideias:
O low profile também é um ótimo aliado para quem está em transição de estilo ou quer diminuir a quantidade de compras, pois tentar se sentir confortável na própria pele e fazer o máximo de combinações possíveis com as peças que já se tem é a chave para fazer melhor uso de suas roupas e por fim, comprar apenas o necessário.
Comments