top of page

Uniformes: A fórmula para a praticidade

essenzmagazine

A criação de uniformes facilita a tomada de decisões na hora de se vestir.


Mulher em pé, vestindo blusa branca, saia amarela e sapatos rosa
Foto por Tamara Bellis

Acsa Freire

Criar uma fórmula, um uniforme pessoal é uma maneira prática de escolher as roupas quando se tem pouco tempo, ou se está indeciso. Os uniformes são aquela “regrinha”, aquele padrão que se segue, geralmente no ambiente de trabalho, mas que pode ser levado para diversas ocasiões, tendo em vista sua personalidade individual, seu estilo de vida e de se vestir.
Sabe quando você não sabe o que vestir e acaba usando sempre as mesmas peças? Pois é, o look que você tende a repetir devido a sua praticidade, conforto ou porque se encaixa no seu gosto pessoal, este é o seu uniforme.
É claro que não queremos usar sempre a mesma roupa, certo? Porém, quando sabemos o que gostamos de vestir é fácil replicar a “receita” e usufruir ao máximo das roupas que você já tem.
Por exemplo: quando você não sabe o que vestir e acaba usando uma camiseta branca, um jeans e um tênis, este é seu uniforme para momentos casuais, você pode decodificá-lo e replicá-lo com outras peças. Neste caso, uma camiseta, com uma saia jeans e um sapato baixo. Quais peças você pode substituir e que dão o mesmo efeito de casualidade para o look?
Outro exemplo é quando você tem algo importante como uma reunião ou evento e acaba por escolher um vestido preto, um salto e um blazer. O uniforme já está pronto! Uma peça única combinada com um salto e uma terceira peça, uma fórmula sem erros para ocasiões importantes.
Faça esse exercício em casa. Olhe em seu armário e veja quais peças você usa com mais frequência quando não sabe o que vestir e como você as combina entre si. Agora decifre cada look entre peças superiores, peças inferiores, peças únicas, terceira peça, calçados e acessórios. Quais elementos você tende a escolher para montar um outfit? Essas peças irão variar de acordo com seu estilo e necessidades diárias, nem todos usam terceira peça e alguns preferem usar peças únicas ao invés de peça superior + peça inferior. Quais as roupas indispensáveis para você? Quais as fórmulas você tende a seguir quando não sabe o que vestir? Que tal tentar replicar as fórmulas com outros componentes? Por exemplo, trocar o blazer preto pelo branco (se você tiver um), ou o vestido preto pelo vermelho ou marinho, a sandália de salto fino por uma de salto médio, que tal trocar a sapatilha preta por um mule ou mocassim? Mas lembre-se, você não precisa comprar nada novo, você deve substituir por peças que já tem e “multiplicar” suas opções.
Na prática, se você usa uma camisa social, uma saia lápis e um scarpin preto, pode ser uma boa alternativa mudar o modelo da saia, trocar a cor da camisa, ou usá-la com alguns botões abertos, ou com o colarinho fechado, vale também trocar a camisa por uma blusa de manga longa ou até ¾ que você já tenha e, o scarpin pode ser substituído por um sapato baixo, mas de bico fino, tudo depende do que você já tem e das suas necessidades.
Então fica o desafio: Saia da caixinha e tente reproduzir suas fórmulas com peças já tem, mas que não usa tanto.

Comments


© 2023 by Christine Johnson. Proudly created with Wix.com

bottom of page