Fazer a curadoria de roupas é uma ótima resolução para começar o ano “de bem” com seu armário
Acsa Freire
O ano está chegando ao fim e com ele muitas resoluções e metas para o ano que se inicia. Que tal fazer a curadoria do seu armário e começar o ano “de bem” com suas roupas?
Mas afinal, o que é curadoria? Geralmente relacionada ao mundo da arte, a curadoria serve para selecionar obras que conversem entre si e que sigam o mesmo propósito da exposição específica, elas seguem determinada linha editorial além de se complementarem, e o curador (responsável pela exposição) deve fazer a manutenção das obras para que permaneçam preservadas. No guarda-roupa é a mesma coisa.
Fazer uma “curadoria fashion” é selecionar as peças que mais conversam entre si, as que realmente se encaixam no estilo que você tem ou deseja ter, peças que te ajudam a transmitir (ou vestir) o seu propósito e que te fazem se sentir bem. É complemento do famoso “declutter”, abrir espaço, se desapegar, organizar e separar peças que não te servem ou não te interpretam e colocá-las para doação (ou para venda se esse é seu desejo).
Sabe aquela roupa que você acha linda e ama muito, mas que não usa há quase um ano? É hora de repensar. Às vezes guardamos peças que fizeram parte de um antigo estilo que tivemos e que nos traz ótimas lembranças (como aquele vestido da época da faculdade), mas que não representa mais o estágio da vida em que estamos agora, e para o qual, provavelmente, não voltaremos mais. Nossa meta é seguir em frente, evoluir, então devemos deixar o passado para trás. Boas lembranças ficam na memória.
“Esqueçam o que se foi;
não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova!
Ela já está surgindo!”
Como fazer a curadoria das suas peças?
1: Contextualizar e definir o propósito
Primeiro você deve ter em mente o que quer transmitir com seu armário, qual seu estilo pessoal e estilo de vida, o que sua rotina necessita. Roupas formais? Roupas casuais? Roupas de academia? Defina o que você pretende para o próximo ano, se deseja lapidar seu estilo, ou se está satisfeita com o que já tem.
2: Selecionar as peças
Após definir a visão geral do seu guarda roupa, é hora de selecionar os componentes dele, tendo em mente o que se quer com suas roupas. Separe todas as peças sobre a cama ou sobre o chão e então, divida-as em pilhas das que te servem e se ajustam ao propósito do seu novo closet, a pilha das peças que você não quer mais de jeito nenhum e as peças que você está em dúvida.
As roupas que você tem certeza que se encaixam voltam para o armário, as que você não quer vão para a doação, e as que você tem dúvida prove para ver se servem, veja se te fazem tão feliz agora como quando as comprou, pergunte a si mesma quanto tempo faz que você não usa aquela roupa e se ela conversa com as que voltaram para o closet.
3: Conversar com suas peças
Essa etapa tem a ver com o passo anterior, e não é loucura não. Para alguns pode ser muito difícil desapegar de algo que fez parte da nossa vida, uma peça que achamos linda e que investimos dinheiro, ou até mesmo que ganhamos de alguém especial. Por isso converse com suas peças (na realidade é mais sobre conversar consigo mesma sobre tal peça), visualize aonde você quer chegar até o final do ano, o emprego que deseja ter, a pessoa que quer se tornar, você consegue imaginar seu eu do futuro usando essa peça?
4: Aquilo que falta
Com as peças remanescentes de volta ao guarda roupa, faça uma análise do que pode estar faltando para completar o acervo, será que a peça que falta pode ser substituída por alguma que você já tem? Caso não, é hora de adquirir uma nova, mas lembre-se: tenha consciência e compre somente aquilo que precisa e que realmente faz falta. Seja uma consumidora sábia.
5: Organização
É hora de organizar seu guarda roupa, separar cada tipo de peça e colocá-las juntas. Alguns preferem separar por ordem de cor, outros por tecido, também existem aqueles que organizam as roupas por estações do ano. Então cabe a você decidir o que funciona melhor. Tem gente que não tem tempo no dia a dia para escolher as peças, portanto se você já sabe o que precisa vestir durante a semana, basta montar looks e deixá-los separados em cabides, assim, de manhã, é só pegar e vestir. Tirar um dia para montar looks e fotografa-los também é uma ótima dica para quando se está sem ideia.
6: Manutenção
Conforme o passar do ano você pode fazer alterações no seu armário, pois nenhuma mudança é para sempre, e nada é uma regra. Você pode mudar de emprego ou de cidade, ganhar ou perder peso e até mesmo mudar seu estilo, portanto sempre que necessário, reveja suas escolhas, sem medo nem culpa. Também é bom ficar de olho no estado das peças, o que estiver manchado, rasgado ou que não dê para consertar, basta substituir por uma peça nova.
Que o próximo ano te traga muita alegria, sucesso e bênçãos de Deus!
Boas Festas!
Comments