top of page

Kintsugi: Sua cicatriz tem valor

essenzmagazine

A técnica de emenda japonesa conserta peças de cerâmica sem que elas percam sua utilidade ou valor.



Acsa Freire

O Kintsugi (emenda com ouro) é uma técnica japonesa utilizada no reparo de peças de cerâmica criada por volta do século XV e que busca evidenciar seus defeitos, rachaduras e até mesmo trincados utilizando laca e pó de ouro, transformando a peça que antes estava defeituosa em algo novo e útil, sem descartá-lo.
Esta técnica tem por finalidade valorizar o trabalho de artesãos que produziram determinada peça para um propósito final, sem que o desgaste do tempo ou até mesmo a quebra da porcelana a impeçam de ser utilizada. Por consequência, após o kintsugi, a peça ganha outro aspecto, desta vez tendo suas imperfeições evidenciadas e apreciadas, podendo então continuar útil para o uso.
Para os japoneses, a beleza é muitas vezes encontrada na imperfeição, pois valorizam a tradição e a história contada através de objetos e pessoas, mostrando que nada é inútil ou descartável, apenas se transforma ao decorrer do tempo.
E na nossa vida é assim, muitas vezes buscamos esconder nossos erros e defeitos, tentando ao máximo maquiar aquilo que nossa história nos deixou de herança, porém é aí que está nossa real beleza, nas nossas rachaduras, talvez sejamos potes trincados, mas não quer dizer que sejamos inúteis, o Senhor tem o poder de nos transformar em algo belo, nos transformar em algo novo e colocar ouro em nossas cicatrizes.
Antes do desenvolvimento do Kintsugi, as peças quebradas ou trincadas eram grampeadas com grampos de prata, porém ficavam com um aspecto “mal feito”, sem beleza. Porém após a técnica, o fato de preencher as lacunas das peças “machucadas” com ouro ou até mesmo quebrá-las para transformá-las, traz um novo valor para a peça, que agora, além de carregar sua história, possui um novo capítulo, o recomeço.
O kintsugi possui três vertentes diferentes, na primeira chamada Hibi, o pó de ouro ou prata é misturado com resina ou laca, para preencher uma rachadura. O método Kake é utilizado quando alguma parte da cerâmica foi perdida, então o pedaço que falta é preenchido com ouro. E por último, o Yobitsugi é um método que utiliza pedaços de outras peças para completarem a que está em reparo, nos ensinando que muitas vezes dependemos de outra pessoa para evoluirmos, pois sozinhos não podemos alcançar nossos objetivos.
Nossas cicatrizes e rachaduras não tiram de nós a nossa funcionalidade, elas dão experiência e sabedoria para prosseguir, são nosso testemunho.

“E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.” Jeremias 18:3,4
A Bíblia nos ensina que o Oleiro pode consertar e até refazer um vaso quebrado, de acordo com a sua vontade, porém é preciso disposição de nossa parte para ser reformados ou transformados. Devemos buscar ser úteis, vigilantes e sábios para evitar novas rachaduras, devemos servir ao nosso propósito, ao invés de nos tornarmos vasos de desonra.
“Porque edificaram os altos de Baal, para queimarem seus filhos no fogo em holocaustos a Baal; o que nunca lhes ordenei, nem falei, nem me veio ao pensamento.” Jeremias 19:5
“Então quebrarás a botija à vista dos homens que forem contigo. E dir-lhes-ás: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu a este povo, e a esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se, e os enterrarão em Tofete, porque não haverá mais lugar para os enterrar.” Jeremias 19:10,11

Comentarios


© 2023 by Christine Johnson. Proudly created with Wix.com

bottom of page