Visíveis contrastes: Entre a moda e o estilo
- essenzmagazine
- 25 de dez. de 2021
- 3 min de leitura

Acsa Freire
Há certa confusão quando moda e estilo são abordados, muitas pessoas misturam seus significados e até tendem a pensar que eles são codependentes. Porém, apesar de moda e estilo estarem relacionados, não são a mesma coisa e suas diferenças são visíveis.
Enquanto a moda aborda as tendências, a indústria, o consumo e as roupas em si, estilo tem mais a ver com “psicologia”, pois está totalmente ligado com a personalidade de quem veste as roupas, a forma com que a pessoa se sente em relação às peças e as composições que cria com elas, a forma de enxergar o mundo e viver nele.
Você já deve ter conhecido ou visto alguém que usa roupas caras, muitas vezes até mais caras que um apartamento, mas é taxada de “cafona”, ou “brega”. Apesar de isso ser uma opinião pessoal, é fato conhecido que usar grifes e roupas caras sem saber como combiná-las ou o que se quer transmitir através delas não ajuda em nada, ao contrário de quem usa roupas mais acessíveis e simples e parece estar sempre adequado e bem vestido, quando se entende a composição, a estrutura corporal e outros aspectos.
O Senhor nos criou, a cada uma de forma diferente, com características físicas únicas e com traços de personalidade individuais, isso ocorre também dentro de uma mesma família, quem nunca conheceu duas irmãs que não se parecem em nada? E essa é a graça. Conhecer e representar aquilo que fomos criadas para ser.
Nos últimos anos a moda tem sido utilizada erroneamente, quase como um figurino, mudando completamente a imagem de quem veste de acordo com as roupa escolhida e ás vezes, damos o poder para uma simples peça mudar a opinião que temos de nós mesmos. Será que somos tão volúveis? Será que fomos criadas para ir de acordo com a “maré”? A própria Bíblia nos diz que cada um foi criado para um propósito, escolhido e chamado para fazê-lo e isto deve refletir na nossa forma de vestir.
Existem aquelas pessoas que vestem o “figurino” para o culto de domingo à noite, e no dia seguinte no shopping está quase irreconhecível, como se outra pessoa tivesse assumido aquele posto.
E o que isso tudo tem a ver com moda e estilo? Estilo é o que você já é, aquilo que influencia na sua conduta, nas suas escolhas, no comportamento, na sua visão de mundo, até seus sonhos e projetos são influenciados por ele. Apesar de ser constantemente associado ao mundo fashion, estilo é algo mais pessoal, podendo se estender para outros aspectos da vida, é algo que muda conforme vamos amadurecendo, adquirindo experiências ou deixando o Senhor nos moldar. Ao contrário da moda, que é uma ferramenta, criada para cobrir o corpo e comercializada para gerar lucros, podendo servir para transparecer nosso estilo se usada corretamente, ou nos distanciar dele se formos nós as usadas.
A mulher sábia e virtuosa sabe exatamente o que deve fazer, ou está em busca do seu chamado. O fato é que ela sabe quem é e onde deve chegar, mais ainda, ela sabe a quem serve, portanto mesmo sendo constantemente bombardeada com influências externas ela sabe filtrar aquilo que serve ou não para ela.
A moda é divertida, traz prazer, realização em forma de bens materiais, mas não é nossa dona, não é quem dita o que devemos ou não vestir, quem devemos ou não parecer, pois isso já sabemos: fomos criadas à imagem e semelhança Dele!
Porque assim como em um corpo temos muitos membros,e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.




Comentários