top of page

O Viajante do Tempo: BLAZER

essenzmagazine

Conheça a história da peça que viajou no tempo vestindo estudantes, remadores, marinheiros, trabalhadores e hoje... Veste todo mundo.


Mulher asiática de cabelo curto vestido blazer preto
Foto por: Dima Valkov

Acsa Freire
Você provavelmente tem um blazer no seu armário e sabe que ele é uma excelente opção de terceira peça para dar aquele “up” num look. Mas você sabe como surgiu o blazer e o motivo de até certos anos atrás eles não serem tão usados como hoje em dia?
A história relata que o surgimento dos blazers foi por volta do século 19 na Inglaterra. Equipes inglesas de remo usavam uma vestimenta parecida para distinguir seus times durante as competições e, após um tempo, passaram a usar a peça também como uniforme universitário. A roupa ficou tão popular entre os clubes ingleses que passou a ser comentada em artigos.
Algumas décadas mais tardem Armani criou uma coleção de blazers esportivos e assim, a peça se popularizou fora dos clubes universitários.
O blazer teve diversas adaptações ao decorrer do tempo: ombreiras, cores, tecidos, recorte de terno, recorte de jaqueta e hoje, faz parte não apenas do guarda roupas masculino, mas também do feminino, o qual incorporou a peça no século 20 e que se popularizou entre as mulheres com os tailleurs da Chanel.
O blazer pode ser considerado o meio termo entre uma jaqueta e um paletó, dependendo das peças escolhidas para compor o look, ele pode trazer tanto sofisticação e modernidade como seriedade e credibilidade.
E aí? Conta pra gente, você já sabia da história?

Comments


© 2023 by Christine Johnson. Proudly created with Wix.com

bottom of page